Os segredos do Conteúdo Evergreen – O que é? Como fazer?

Conteúdo Evergreen

Se a sua empresa tem um site corporativo, deve entender a importância do blog como ferramenta de ranqueamento e também de relacionamento entre a sua marca e o público. E ao administrar um blog corporativo, é essencial planejar como manter o conteúdo relevante ao longo do tempo. Há vários motivos para o Conteúdo Evergreen (ou conteúdo perene) ser um ótimo investimento no marketing de conteúdo.

A seguir, confira as dicas de como tornar o seu blog relevante e como criar postagens mais abrangentes e detalhadas em comparação com conteúdo comum.

O que é Conteúdo Evergreen?

O Conteúdo Evergreen é aquele que não possui uma data de validade. Ou seja, apesar do tempo passar, ele sempre será relevante, pois além de ser de um tema estratégico para determinado público, ele é atual, útil e tem o potencial de promover mudanças, inclusive na tomada de decisão, por exemplo. Certamente, ele vai além de notícias pontuais ou atualizações recentes em um determinado segmento.

Aliás, além de ele apresentar a novidade ao seu público, você fornece contexto, exemplos e detalhes, cria posicionamento da marca sobre um assunto e até pode propor inovações a um setor. Esse tipo de conteúdo pode ser relevante para diferentes pessoas, independentemente da data de acesso.

Geralmente, no blog corporativo, ele estará entre os posts mais acessados em diferentes períodos. Em outros tipos de conteúdo – como e-books, acessos a infográficos, vídeos nas plataformas, etc. – ele terá os melhores números. Trata-se de conteúdos completos e abrangentes, que fogem do formato de informações superficiais ou datadas.

Quando o Conteúdo Evergreen funciona?

O Conteúdo Evergreen geralmente terá mais resultados que as produções mais superficiais, e funciona ainda mais quando:

  • É bem escrito, de fácil entendimento, com frases mais curtas e diretas.
  • Quando tem ótimos argumentos.
  • O tema é bem específico e bem direcionado – e para isso é preciso conhecer o público.
  • Deve ser exclusivo e evidenciar a marca, bem como a linguagem que utiliza.
  • É atemporal e tem profundidade.
  • Traz diferentes tipos de mídias para atingir o maior número de pessoa – links, vídeos, imagens, etc.
  • É aquele conteúdo que educa o público e transforma a sua opinião.
  • O leitor sempre vai se identificar facilmente com algum problema relacionado ao assunto e a solução necessariamente apresentada pelo autor.
  • Traz novidades sobre um assunto – um tema, um produto, uma empresa, um posicionamento, novas soluções para um problema, etc.
  • Oferece fatos, comprovações, citações, exemplos e outros recursos que ampliam a sua credibilidade.
  • Conta com uma estrutura de texto que privilegie a sua atemporalidade, com palavras e expressões cuidadosamente escolhidas para não datar demais o conteúdo.
  • Oferece detalhamento – como, por exemplo, um guia com novas funcionalidades sobre um produto, resenha com prós e contras, dicas práticas, comparativos, especificações e diferenciais, etc.
  • Quando é bem otimizado – toda a sua estrutura é baseada em boas práticas de SEO – Search Engine Optimization.

Vantagens do Conteúdo Evergreen

A principal vantagem de criar Conteúdo Evergreen é que ele é estratégico e tem o potencial de permanecer relevante por um longo período, atraindo um grande número de leitores ao longo do tempo. Além disso, ele tem o melhor custo-benefício para a empresa, em curto ou longo prazo. Inclusive, o Conteúdo Evergreen oferece outros benefícios estratégicos:

Possui melhor desempenho nos mecanismos de busca

Sobretudo, por ser um conteúdo mais completo, é mais propenso a se classificar bem nos motores de busca. Este tipo de conteúdo se sobressai a posts simples e superficiais e tem mais visibilidade.

O Conteúdo Evergreen é mais duradouro e atrai mais visitantes ao longo do tempo, aumentando a autoridade do seu site e o tráfego orgânico.

Diferenciação e autoridade sobre um tema

É um recurso para gerar mais autoridade e relevância sobre a concorrência, além de ser útil para que a empresa se torne uma referência no seu nicho. É ainda uma forma de personalizar a linguagem da marca.

Geração de backlinks

O conteúdo autêntico e abrangente, como o Evergreen, tem maior probabilidade de atrair backlinks de outros sites, aumentando a autoridade do seu site e melhorando seu ranking nos mecanismos de busca.

Impulsiona outros tipos de conteúdo

Como o Conteúdo Evergreen tem como característica a profundidade e relevância sobre um tema, pode ser um ótimo marcador para novas pautas e dar origem a outros conteúdos com assuntos periféricos ou similares, que complementam ou ampliam ainda mais possibilidades a discussão e o interesse dos usuários.

Pode ser atualizado constantemente

Embora o Conteúdo Evergreen seja atemporal, em alguns casos, a atualização é necessária. A vantagem é que é mais fácil atualizar um conteúdo completo do que um superficial.

Conteúdo Evergreen

Assim, atualizar conteúdo antigo é uma estratégia eficaz para manter a relevância e a qualidade do seu site. Não basta apenas atualizar a data de publicação, mas fazer uma verdadeira análise sobre este conteúdo, revendo imagens, informações, atualizações, links, o SEO e outros elementos.

Como aproveitar ao máximo o Conteúdo Evergreen

Agora que você entende a importância do Conteúdo Evergreen, saiba como aproveitar ao máximo este investimento:

  • Priorize sempre o Conteúdo Evergreen – Eles dão o melhor resultados e têm o melhor custo-benefício.
  • Utilize diferentes mídias no mesmo conteúdo – É uma forma de transmitir a mensagem com diferentes canais a diferentes tipos de pessoas.
  • Desenvolva um conteúdo exclusivo – Com texto único, linguagem alinhada com as estratégias de branding, que enalteça o seu negócio.
  • Integre o post em mídias sociais – Integração é fundamental! Aproveite as mídias sociais para republicar seus melhores posts Evergreen, alcançando uma audiência mais ampla. Divulgue-o também em newsletter.
  • Use links internos – Implemente links internos em seus novos posts para direcionar os leitores para o conteúdo Evergreen existente.
  • Promova posts populares – Destaque os posts Evergreen mais populares na barra lateral do blog corporativo e em outros posts. Destaque-os também na primeira página do seu site.
  • Crie conteúdo complementar – Escreva novos posts que complementem seus Conteúdos Evergreen, criando uma série de tópicos relacionados para ampliar a experiência dos leitores.

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Veja também: Produtividade – 10 segredos para ter resultados na sua rotina

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Redação Fett Content
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