Criação de E-books – Um Guia para Empresas e Projetos

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Os e-books são exemplos de materiais ricos que toda empresa ou projeto deveria utilizar nas suas estratégias de Marketing de Conteúdo. Servem para atrair o seu público, educá-lo sobre um assunto, sendo uma isca digital perfeita, um bônus ou mesmo são um formato atual de livro digital que pode ser interativo e muito rentável.

De fato, este recurso atende a muitos objetivos de comunicação da empresa, mas deve ser visto como um produto, desenvolvido de forma criativa e especializada. A seguir, confira um guia geral sobre a criação de e-books!

O que é um e-book e por que é um conteúdo tão importante?

Um e-book, por definição, é um livro digital, muito utilizado nas estratégias de Marketing de Conteúdo para diferentes fins:

  • Um recurso para aprofundar ideias e posicionamentos.
  • Geral autoridade sobre um assunto.
  • Expandir a marca.
  • Ampliar a base de dados dos potenciais clientes e gerar leads qualificados.
  • Aprofundar um tema que a empresa ou projeto deseja divulgar.
  • Atrair o público para o site ou outra plataforma digital.
  • Propagar e compilar conhecimentos de treinamentos, mentorias e informações para o público interno e externo.
  • Enquanto produto, é uma peça amplamente comercializável.
  • Entre outros objetivos.

Por ser um livro eletrônico, ele pode ser acessado em diferentes recursos digitais e em qualquer lugar, como o celular, um tablet, computador e dispositivos IoT – Internet da Coisas, por exemplo. Aliás, diferentemente do livro convencional, nele podem haver recursos que expandam ainda mais a experiência da leitura – como links, índices interativos, notas e citações ocultas, QR Codes, etc. Em geral, tem uma estrutura textual, com recursos visuais e sensoriais inclusos.

Planejamento e definições

Todo e-book tem uma ideia central bem específica e este deve ser o ponto de partida do gestor. Sobre o que será o e-book que pretende criar para a sua empresa? Definido o tema, para quem fim deseja desenvolver este conteúdo? Captar cadastros no site? Servir de bônus em outros produtos e ações de Marketing? Vender on-line como parte de um curso ou mesmo como um produto exclusivo?

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Os especialistas da Fett geralmente criam um briefing com todas as ideias e necessidades da empresa na criação do e-book e a fase de planejamento é essencial, pois se trata de um conteúdo aprofundado, rico e de longa duração. Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e veja quais são as soluções que podemos oferecer na criação de um e-book memorável!

Defina o tema e assuntos secundários

Uma vez definido o tema central do e-book é possível explorar temas secundários e explorar diversas ideias por meio de um texto que seja exclusivo, que carregue a linguagem correta da empresa para com o seu público. Assim como um livro, um e-book deve ter começo, meio e fim.

Deve contar com recursos que encantem e transmitam as mensagens, que aprofunde os assuntos no ritmo adequado, amarrando insights de forma a fazer sentido para o leitor. Que traga dados e citações relevantes, que seja útil em amplo sentido.

Por isso, quem escreve um e-book de uma empresa deve ser um profissional experiente e com formação apropriada, com uma visão de mundo mais ampla, com habilidades de pesquisa e escrita.

Determine o formato do e-book

Um e-book pode ter diferentes formatos. O mais comum é o PDF, mas outros formatos também são muito bem aceitos, como o ePub, MOBI (Mobipocket), AZW (Amazon Kindle – atualmente AZW3 ou também chamado de KF8), IBA (para iBooks da Apple), entre outros.

Liste os recursos necessários

O que será preciso para criar o e-book? Quais os recursos materiais e imateriais que devem contar no plenamente e no orçamento? Tudo vai depender do escopo do projeto.

Geralmente, a criação do e-book pode envolver escritores e redatores, pesquisadores, colaboradores, revisores de texto, designers gráficos (para a criação da arte da capa e diagramação), web designer (para a disponibilização e lançamentos digitais), profissionais de marketing e o próprio cliente, além de outros profissionais indiretos (como fotógrafos e vendedores digitais, por exemplo) ferramentas de produção de conteúdo de diversos tipos – inclusive pode haver o uso da IA – Inteligência Artificial no desenvolvimento.

Por isso, é vantajoso contratar uma equipe que seja especializada e composta por especialista e todos os recursos necessários, o que tornam a criação do material mais profissional e econômica, além da agilidade – um e-book de 50 páginas o time Fett consegue entregar em uma semana de produção e todo o processo é consultivo e tem acompanhamento do cliente.

Defina vantagens e diferenciais

Como uma produtora especializada em Marketing de Conteúdo, entendemos que cada e-book deve ser visto como uma obra, por mais básico que seja o seu objetivo – por exemplo, ser uma isca de cadastramentos no site.

Um e-book deve conter informações relevantes, traduzir o jeito da empresa, fazer a diferença na vida do leitor e ainda ter elementos artísticos sobressalentes, que impressionam – um recorte atemporal da marca, que possa ser lido e contemplado, de pessoas para pessoas.

Este é um ponto de partida: se a proposta é criar um e-book, que seja o melhor material possível, que tenha grandes vantagens, que se diferencie do que comumente é desenvolvido no mercado.

Execução do e-book

A execução do e-book deve seguir diferentes etapas, que se desenvolvem paralelamente ou não, envolvendo diferentes profissionais. Inicialmente, cria-se um roteiro ou mesmo um storytelling, com os diferentes capítulos e objetivos claros que se propõe alcançar. Há recursos linguísticos e gráficos a serem utilizados em cada uma das partes do material.

O texto deve ser criado com cuidado, assim como são elaboradas a arte da capa e, futuramente, a diagramação. A comunicação com os envolvidos deve fluir muito bem, assim como deve haver espaço para ajustes e as validações do cliente, em cada etapa.

Registre o seu e-book

O e-book, por mais simples que seja. Faz parte do patrimônio intelectual da empresa. Por este motivo, é indicado que seja registrado devidamente, para que se evite problemas futuros, como plágio ou uso indevido, ainda mais quando há o propósito de comercializar o seu material.

Fale com um consultor Fett!

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Veja também: Os segredos do Conteúdo Evergreen – O que é? Como fazer?

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Daisy Libório
Daisy Libório

Fundadora da Fett
Daisy Libório ama escrever e é especialista em Marketing de Conteúdo Integrado. É graduada em Letras e pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura. É também Designer Instrucional e elabora projetos de treinamento e conteúdo didático. Tem pós-graduação também em MBA Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, MBA em Comunicação e Semiótica e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada. É especialista em Educação a Distância. É terapeuta junguiana em formação.

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